quinta-feira, 4 de junho de 2009

«As crianças devem viajar viradas para trás até aos 18 meses a dois anos. É o mínimo!»

"Entrevista em vídeo com a presidente da APSI.

O IOL Mãe foi conversar com a presidente da APSI, Sandra Nascimento, sobre a forma mais segura de transportar as crianças no carro. Veja o vídeo e descubra por que é tão importante que viajem voltadas para trás.

A legislação portuguesa permite o transporte de crianças voltadas para a frente a partir dos nove quilos de peso (geralmente, por volta dos oito, nove meses de vida). A maior parte das cadeirinhas do grupo 1 só permite transportar as crianças dessa forma.

Acontece que essa não é a maneira mais segura de transportar um bebé com esse peso e idade e, segundo a APSI (Assoicação para a Promoção da Segurança Infantil), a legislação não está a proteger devidamente as crianças ao permitir que viajem voltadas para a frente e passando aos pais a ideia de que é tão seguro viajarem assim como voltadas para trás."

Fonte: IOL Mãe 2009/03/20- Ana Esteves

Esta é uma das minhas lutas: consciencializar os pais para a importância das crianças irem viradas contra a marcha o máximo de tempo possível!
Infelizmente a maioria dos pais não é informada desta situação pois a lei portuguesa assim o permite e também porque a informação dada nas lojas de puericultura nem sempre é a mais correcta, devido à fraca oferta de cadeiras que permitam que a criança ande contra a marcha pelo tempo que deveria.

Mais tarde irei volta a falar sobre este assunto, com mais informações sobre as cadeiras e sobre a segurança dos bebés e crianças!

1 comentário: